quarta-feira, 16 de maio de 2012

Os sons e o cérebro

Por meio da música os alunos podem aprender a sentir, a expressar e a pensar as manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em transformação .

Antes mesmo de nascer, o bebê já é capaz de escutar.  O bebê nasce, cresce, torna - se adulto e os sons continuam a provocar  reações , eles evocam memórias e pensamentos, comunicam, provocam sensações, emocionam e movimentam. 
Mas por que a música mexe tanto com o ser humano? O som é uma vibração que se propaga no ar, formando ondas sonoras que são captadas por nosso sistema auditivo. Depois de transformadas em impulsos elétricos, elas viajam pelos neurônios até o cérebro, onde são interpretadas. Lá, elas chegam primeiro a uma região onde são processadas as emoções e os sentimentos, antes de serem percebidas pelos centros envolvidos com a razão. E, quando isso acontece, ocorre a liberação de neurotransmissores responsáveis por deixar os circuitos cerebrais mais rápidos.
Por isso, o pesquisador americano Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas, afirma que a habilidade musical é tão importante quanto a lógicomatemática e a lingüística por auxiliar outros tipos de raciocínio. Pesquisas na área de neurociências comprovam que a memória, a imaginação e a comunicação verbal e corporal ficam mais aguçadas nas pessoas que escutam, estudam e praticam música.

A música é uma das linguagens que o aluno precisa conhecer, mas não somente por essas características. A maior razão é ele poder aprender a sentir, a expressar e a pensar as manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em constante transformação . As imagens de instrumentos e os diversos ritmos e notações musicais podem ser relacionados com outras manifestações culturais, como a dança e o teatro, e permitem uma análise global da evolução do pensamento humano e suas manifestações.
  
"Houve e há, apesar das desordens que a civilização traz, pequenos povos encantadores que aprendem música tão naturalmente como se aprende a respirar. O seu conservatório é o ritmo eterno do mar, o vento nas folhas e mil pequenos ruídos que escutaram com atenção, sem jamais terem lido despóticos tratados"

Claude Débussy (18621918), compositor francês


 

sábado, 5 de maio de 2012

ATIVIDADES QUE A ESCOLA DESENVOLVE

  • AULAS INDIVIDUAIS
  • AULAS EM GRUPO
  • WORKSHOPS
  • PALESTRAS
  • CURSOS DE FORMAÇÃO
  • DRUM CIRCLE ( RODA DE TAMBOR)
  • VIVÊNCIA
  • PRÁTICA EM CONJUNTO